Título Inédito do Glorioso
Júlia Peres

Copa Libertadores
A Copa Libertadores da América, organizada pela Conmebol, é considerado o torneio de maior relevância para as equipes da América do Sul. 32 times participam neste campeonato e eles são separados em 8 grupos diferentes com 4 equipes em cada grupo. Na primeira fase, as 4 equipes de cada grupo se enfrentam em jogos de ida e volta para tentar se classificar para a próxima rodada. Após essa parte classificatória, há um sorteio com os primeiros dois colocados de cada grupo para ver quem se enfrenta nas oitavas de finais. Os primeiros colocados são juntados em um pote enquanto os times que se classificaram em segundo lugar são colocados em um segundo pote. Após o sorteio, essas equipes se enfrentam em 2 jogos, de ida e volta, para ver quem se classifica para a próxima fase. Nas oitavas até as semifinais do campeonato, os times se enfrentam no mata-mata de jogos de ida e de volta. Na final, todavia, o título é decidido em um único jogo em um campo neutro.
História do Botafogo no Torneio
O Botafogo de Futebol e Regatas é uma equipe carioca fundada no dia 1 de Julho de 1894. Juntamente com o Vasco, Fluminense e Flamengo, o Botafogo é considerado uma das maiores equipes do Rio de Janeiro e do Brasil. Além de seus 2 campeonatos brasileiros, 4 do antigo Torneio Rio-São Paulo, 21 campeonatos estaduais, dentre outros, o Botafogo também já teve jogadores marcantes como o Garrincha e o Nilton Santos. Após o título da Libertadores de 2023 do Fluminense, o Botafogo foi deixado sendo o único time grande carioca que nunca havia conquistado esse torneio internacional. Além disso, antes da edição de 2024, a equipe carioca havia participado somente 5 vezes no campeonato, tendo sua melhor campanha em 1963 e 1973, onde o time alvinegro chegou na semifinal do torneio. Entre as maiores equipes do Brasil (Palmeiras, Santos, São Paulo, Corinthians, Botafogo, Vasco, Fluminense, Flamengo, Atlético Mineiro, Cruzeiro, Grêmio e Internacional) o Botafogo era o único time que nunca havia não só conquistado o título, mas também chegado na final. Como visto acima, a retrospectiva do Botafogo não vinha sendo muito bem-sucedida até o ano de 2024.
Campanha
A campanha do Botafogo iniciou quando a equipe carioca se classificou para a Pré-Libertadores, após ter ficado na 5a posição do Campeonato Brasileiro de 2023. Na Pré-Libertadores, o Glorioso eliminou o Aurora, da Bolívia, e o Bragantino, do Brasil. O Fogão, na fase classificatória, caiu no Grupo D, contendo os seguintes times: LDU, Universitario, e Junior Barranquilla. A equipe carioca se classificou em segundo lugar, ficando atrás do Junior Barranquilla. Nas oitavas de final, o Glorioso enfrentou o Palmeiras e, após conseguir uma vitória de 2x1 no Nilton Santos, conseguiu segurar um empate no Allianz Parque, pelo resultado de 2x2, e seguir em frente na competição. Nas quartas de final, o time Alvinegro enfrentou uma outra equipe grande do Brasil, o São Paulo Futebol Clube. Ambos os jogos de ida e volta terminaram em empates. O jogo da volta, no Morumbis, foi para os pênaltis e o goleiro John defendeu a cobrança de Rodrigo Nestor. Matheus Martins, por sua vez, marcou o gol que classificou o Botafogo para as semifinais. Nas semifinais, o Fogão não teve dificuldades em superar o Peñarol. O jogo da ida ocorreu no Rio de Janeiro, onde a equipe carioca goleou a equipe uruguaia pelo placar de 5x0. No jogo da volta, o Peñarol até venceu o Botafogo pelo placar de 3x1, entretanto, este resultado não foi o suficiente para classificar a equipe uruguaia. Pela primeira vez em sua história, o Botafogo de Futebol e Regatas estava em uma final de Libertadores.
Final
A final da Libertadores ocorreu no dia 30 de novembro de 2024. O Fogão buscava o título inédito em Buenos Aires, no estádio Mâs Monumental, mais conhecido como Monumental de Núñez, contra a equipe de Minas Gerais, Atlético Mineiro. A final começou mal pelo lado carioca, pois aos 29 segundos, o jogador Gregore foi expulso após uma falta violenta. Tudo parecia perdido, todavia, o Botafogo foi guerreiro. Luiz Henrique, jogador da seleção brasileira, abriu o placar da final aos 35 do primeiro tempo. Aos 44, ainda do primeiro tempo, o goleiro Everson, do Atlético Mineiro, derrubou o Luiz Henrique dentro da área e um pênalti foi dado à equipe carioca. Alex Telles amplia o resultado e o Botafogo vai para o intervalo com o placar de 2x0 e com um jogador a menos. Logo no começo do segundo tempo, aos 47, Eduardo Vargas diminuiu o resultado após um gol de cabeça. A partida dava índice de que o jogo acabaria 2x1 para o Botafogo, todavia, faltava o dele, o gol do Júnior Santos. Aos 90+7, Júnior Santos ampliou o resultado e fechou o placar do jogo. O Júnior Santos encerra sua campanha na Libertadores sendo o artilheiro do campeonato, com 10 gols, e Luiz Henrique vence o prêmio de melhor jogador da Copa Libertadores. Finalmente, após décadas esperando esse tão sonhado título, o Glorioso conquista a Taça Libertadores pela primeira vez em sua história.
Brasileirão 2024
O ano do Botafogo ainda não acabou e o Glorioso ainda disputa o título do Campeonato Brasileiro que não vem desde 1995. A equipe Alvinegra lidera o campeonato e está 3 pontos à frente do segundo colocado, Palmeiras, faltando apenas 2 jogos para o fim do campeonato. Em 2023, o Botafogo liderava o campeonato até a 34a rodada, quando o Palmeiras ultrapassou o time carioca e se consagrou campeão pela 12a vez em sua história. Apesar de estar em segundo lugar, o Palmeiras vem com tudo para conquistar o 13o campeonato e o tri consecutivo. A pergunta que fica é, o Botafogo conquistará o Brasileirão também este ano?
Comments