Até Quando?
Updated: May 9, 2024
Júlia Peres
Quem são ambos?
Robson de Souza, mais conhecido como Robinho, nasceu em São Vicente, no dia 25 de janeiro de 1984. Ele é um ex- futebolista brasileiro que atuava como atacante. Robinho jogou em grandes equipes, como Santos, Real Madrid, Manchester City, Milan e Atlético Mineiro. Além disso, ele chegou a atuar na Seleção Brasileira, entre os anos de 2003 e 2017. Robinho ganhou títulos importantes, como 2 Campeonatos Brasileiros(2002 e 2004) e 1 Copa do Brasil pelo Santos, 2 La Ligas(2006-2007 e 2007-2008) pelo Real Madrid, 1 Serie A(2010-2011) pelo Milan, 1 Copa América(2007) pelo Brasil além de diversas outras conquistas. Ademais, ele ganhou uma variedade de prêmios individuais, incluindo: Melhor jogador da América do Sul(2004-2005), Melhor jogador jovem do Mundo (2005), Melhor ponta-esquerda da Europa(2007), Melhor jogador da Copa América(2007), Chuteira de Ouro da Copa América(2007), entre outros. Em 2022, no dia 4 de julho, aos 38 anos, Robinho anunciou sua aposentadoria do futebol.
Daniel Alves da Silva nasceu em Juazeiro, no dia 6 de maio de 1983. Ele é um ex-futebolista brasileiro que jogava na posição de lateral direito. Daniel era um jogador de muito sucesso, jogando em equipes como Sevilla, Barcelona, Juventus, Paris Saint-Germain e São Paulo, além de atuar na Seleção Brasileira entre 2006 e 2022. Ele ganhou diversos torneios importantes, principalmente na equipe Barcelona, onde ele conquistou 6 La Ligas, 3 Ligas dos Campeões da UEFA, 3 Copas do Mundo de Clubes da FIFA, além de outros títulos. Ao longo de sua carreira, ele também conquistou a série A pela Juventus, Copa da França entre outros. Além disso, Daniel também conquistou diversos prêmios individuais, incluindo: Melhor jogador da Copa da UEFA(2005-2006), Melhor Defensor da La Liga(2008-2009), Melhor jogador da Copa América(2019) dentre outros. Daniel não chegou a anunciar formalmente sua aposentadoria antes de ser detido pelas autoridades espanholas.
Robinho
Robinho foi condenado na Itália, após ter abusado sexualmente, em conjunto com 5 outros homens, uma jovem mulher albanesa em uma boate em Milão. Isso tudo ocorreu em 2013, enquanto Robinho ainda estava jogando no Milan, uma das principais equipes da Itália. A jovem, cujo nome não foi divulgado, tinha apenas 23 anos durante aquele período.
O ex-futebolista negou todas as acusações, entretanto, foram encontradas algumas gravações onde foram entregues às autoridades e validaram a história da vítima. Em uma das gravações, Robinho diz: "Estou rindo, porque não estou nem aí, a mulher estava completamente bêbada, não sabe nem o que aconteceu." A sentença do ex-jogador foi confirmada e deixou de ter possibilidade de recurso no mês de janeiro de 2023, quando a Justiça italiana decidiu que Robinho foi culpado.
Após a sentença, Robinho compartilhou em suas redes sociais que a Justiça italiana "cometeu erros gritantes e gravíssimos" no julgamento e negou ter estuprado a jovem albanesa. Ademais, ele também expressou ter sido vítima de racismo, após compartilhar: "Tenho absoluta certeza que se fosse com um europeu, se fosse com um branco, com certeza meu julgamento teria sido totalmente diferente."
Em uma entrevista feita com Robinho, o ex-futebolista expressou que seu caso é "totalmente diferente" do caso de Daniel Alves. "Pelo pouco que vi, a vítima foi buscar seus direitos logo após. No meu caso, a mulher que me acusou foi depois de quatro meses procurar a Justiça", expressou o jogador à emissora Record.
A Itália solicitou que o ex-jogador fosse preso no local do crime, todavia, a Constituição do Brasil não permite que os cidadãos brasileiros sejam extraditados. O governo da Itália pediu ao Ministério da Justiça brasileiro a confirmação da sentença. A condenação foi então reconhecida pela Justiça brasileira e a pena está sendo cumprida no Brasil. Robinho foi preso no dia 21 de março de 2024, em Santos, e permanecerá atrás das grades por 9 anos.
Daniel Alves
Daniel Alves foi acusado, por uma mulher de 23 anos, de estupro em uma festa em Barcelona, na boate Sutton, do dia 31 de dezembro de 2022. De acordo com a vítima, o ex-jogador a agrediu, a trancou em um banheiro e a estuprou. Após o ocorrido, a mulher alertou os donos da boate e foi levada a um hospital que recebe diversas vítimas de agressão sexual. 2 dias após o caso, a denúncia da mulher foi registrada.
Dias antes de Daniel Alves ser detido, ele comentou sobre o caso em uma entrevista a um canal espanhol. "Eu estive nesse lugar, e quem me conhece sabe que eu adoro dançar, mas sem invadir o espaço de ninguém, respeitando os espaços. E quando você vai ao banheiro não tem que perguntar quem está lá para usar o banheiro. Não sei quem é essa senhorita, nunca a vi. Nestes anos todos nunca invadi o espaço de ninguém sem autorização", explicou o ex-jogador. No entanto, desde esse primeiro comentário, Daniel mudou sua história 5 vezes. Em algumas versões, ele compartilha que não conhecia a vítima, entretanto, em outras versões, ele relata que teve relações sexuais de forma consentida.
No dia 20 de janeiro de 2023, Daniel foi detido pela polícia espanhola. Ele foi mantido 3 dias no Centro Penitenciário Brians 1, todavia, foi transferido para o Brians 2. Em Fevereiro, foi estabelecido que Daniel teria que cumprir 4 anos e 6 meses de prisão, entretanto, a defesa do ex-jogador pediu para que Alves aguardasse a decisão final fora das grades. No dia 25 de março de 2024, Daniel foi provisoriamente libertado, após pagar a fiança de 1 milhão de euros (R$5,4 milhões). No final, ele ficou mantido apenas 430 dias preso.
Agora, Daniel Alves poderá aguardar em liberdade o julgamento final. Ele terá que apenas cumprir algumas regras, incluindo:
Manter uma distância de pelo menos 1 quilômetro da residência da vítima;
Não deixar a Espanha;
Não se comunicar com a denunciante através de nenhum meio;
Comparecer ao Tribunal de Barcelona quantas vezes lhe for solicitado.
Antes de ser liberado provisoriamente, Daniel Alves já havia pedido 5 outras solicitações semelhantes, entretanto, todas tinham sido negadas. Dessa vez, todavia, seu pedido foi aprovado e não há índices de quando o julgamento final ocorrerá.
Commentaires